quarta-feira, dezembro 29, 2010

Au revoir, mon cher 2010

Há dias penso que eu deveria escrever um post de final de ano. Já mencionei aqui como eu gosto dos rituais. Aniversário, Natal, Ano Novo... são pretextos, apenas pretextos, pra gente poder parar e pensar. Esquecer de tudo - trabalho, família, amigos, namorado.. enfim, parar e pensar em si. O que eu tenho feito da minha vida? Quem sou eu? ´Quem eu quero ser? Gosto dos rituais porque eles nos fazem criar consciência, e não apenas viver nessa "paulicéia desvairada" que costuma ser a vida do século XXI.
Gosto de enviar mensagens de Natal e receber respostas carinhosas e sinceras. Gosto de fazer os Amigos Secretos e ficar horas pensando em qual presente pode ser o ideal praquele amigo especial. Gosto de enfeitar a árvore de Natal, embora eu morra de preguiça de desmontá-la. Mas ela fica linda, com todos os enfeites brilhando e o os presentes ao pé, como se fosse um filme. Gosto das confraternizações, gosto de ver pessoas da minha família que não via há anos, de escolher uma roupa nova.. gosto até daquela tristezinha, quase que uma saudade antecipada do ano que está encerrando, aquela insegurança sobre o que será do novo, como se tudo mudasse a partir da meia noite do dia 31.

O ano ainda não acabou. E faço questão de pensar nos detalhes de mais um ritual - a roupa branca, a cor da calcinha (tá difícil, hein: amor, dinheiro ou  paz?), tentar não deixar pendências, pensar em tudo que não foi bom nesse ano que passou e jogar fora. Esquecer. Apagar. Concentrar o pensamento no que eu quero pro próximo ano e desejar com tanta força como se só o pensamento fosse suficiente.

Pequenas ilusões do dia a dia que são indispensáveis, sem as quais seria impossível viver.

2010, meu querido, Obrigada. Obrigada por ter trazido pessoas tão LYMDAS pra minha vida. Obrigada por ter me feito rir mais. Obrigada por ter me ensinado a dizer mais "Não." Obrigada pelos belos dias de sol. Obrigada pelas belas noites de risada. Obrigada pela emoção que eu sentia com cada aluno recitando um poema naquele Sarau. Obrigada por me dar paciência, quando eu achava que já não teria mais. Obrigada por ter me levado a Paris... como eu poderei esquecer? Ah, 2010... nem que se passem tantas e tantas décadas, será impossível esquecê-lo.


E que seu amigo, 2011, me surpreenda. Tenho lá os meus receios com anos ímpares. Mas prometo que vou ajudá-lo no que for preciso. Que nele eu possa desmontar a árvore de Natal. Aprender a dançar tango. Continuar minhas aulas de francês. Comprar um cachorro beagle que se chamará Quincas. Emagrecer 10 kg.  Consiga finalmente ler Grande Sertão: Veredas. Abraçar meus amigos pelo menos todo fim de semana. Rir ao menos uma vez por dia. Amar mais. Me apaixonar. Chorar de vez em quando também.. escrever mais nesse blog. E principalmente, que eu consiga não deixar nunca de sonhar, sonhar e sonhar......

3 comentários:

Érika de Moraes disse...

Oi, Sue, também gosto de todas essas coisas, até "daquela tristezinha, quase que uma saudade antecipada do ano que está encerrando". Adorei a poesia e a gratidão em seu post. Pessoas há que só se lembram de pedir e se esquecem da importância de agradecer. Te desejo um 2011 repleto de sorrisos e poesia! Beijos :)

Michele disse...

Faço das palavras do seu comment no meu blog as minhas palavras pra vc tbém :)

O bom do começo de um novo ano é q a tal esperança se renova né. As pessoas criam mais coragem pra correr atrás de suas metas, e enfim, se vc não correr atrás, ng o fará por vc.
bjoss

*Ju* disse...

Tem gente que diz que é besteira a gente se renovar toda porque terminou um ano e começou outro, que todos os dias são iguais e que isso não faz sentido... mas, de verdade, eu tb acredito que algo mágico acontece à meia-noite do dia 31/12! Tenho certeza, flor, que se seu entuasismo de início de ano continuar, vc alcançará todas as essas suas metas e muitas mais, afinal, foi esse entuasismo que te fez alcançar tudo o que já alcançou até hj (que são coisas notáveis e admiráveis!)
Te amo e te admiro muito querida. Vc é MEU ORGULHO! Um maravilhoso 2011 pra vc (sejE par, sejE ímpar, vc brilhará muuuito, sua linda! rss)
Ah, qdo comprar o Quincas, pelamordeDios me chama na horaaa!!! hahaha