sexta-feira, agosto 31, 2012

Bonne Rentrée.

Eu aprendi no 13anosdepois que na Europa é comum se referir ao começo do ano no mês de setembro. É o que eles chamam, na França, de Rentrée! Tudo culpa do Sol! Pra nós, que temos o verão em dezembro/janeiro, isso parece absurdo, mas se pararmos pra pensar, o ano começa com o verão, oras! Logo, se eles têm as férias de verão em julho/agosto, o ano só começa, de fato, em setembro.

Não sou europeia. Não tenho sequer ascendência. Mas faço aniversário em setembro. E sempre, mesmo antes de saber disso, mesmo antes de ir pra Europa, SEMPRE sinto em agosto aquele cansaço de ano que está chegando ao fim e setembro como um recomeço. Se, para eles, é o verão que incia, para nós, é a chegada da primavera. E tem coisa que se pareça mais com um recomeço do que a Primavera? 

E desta vez, mais do que nunca, eu quero recomeçar. E quero recomeçar porque cansei dessa velha-mesma-história. Até mesmo o filme favorito, um dia enjoa. Até mesmo a melhor história, um dia cansa. Até mesmo a melhor música, um dia tem que sair do repeat. É como a insistência naquele prato favorito no restaurante, você já sabe que é bom, é como se ele fosse o único no mundo. E você acha que ele é o melhor, mas nunca provou os outros, então nunca vai saber. Nunca vai saber se existem outros melhores. E quer saber? Eles existem. 

E eu cansei. Cansei de mim. Cansei de mim como sou/estou. Cansei das minhas histórias. Cansei das minhas reclamações. Eu não me aguento mais.

E que venha setembro. E que venha a primavera. E que venham os vinte seis anos. Que partam as lagartas e cheguem as borboletas. Que calem-se os "Não" e digam-se os "Sim". Que risquem-se os Quases. Que esclareçam-se os porquês. Que novas histórias sejam escritas, principalmente, com novos finais. Que eu me perca, me busque, me encontre.Metamorfosear-me-ei.  

Feliz Ano Novo. Bonne Rentrée. 

Um comentário:

Pri Murias disse...

Muito bom, Sue! Espero que essa metamorfose jã esteja acontecendo..