terça-feira, janeiro 15, 2008

"Seu lado experiente e objetivo leva a melhor hoje e nos próximos dias. Pode ser um pouco chato fazer o papel de quem dá as regras e puxa a orelha do pessoal, mas é isso que atrairá credibilidade. E este é um período bom para conquistar e assegurar a fé alheia em seu potencial. Isso vale para o amor, o trabalho e a vida social."


Outro dia, estava vendo a vida passar sentada no banco da famosa Praça Brasília. De repente, juntou-se a nós um menino que deveria ter mais ou menos 11 anos. Lindo, olhos claros, loirinho, espertíssimo e artilheiro do time de futebol. Ele ficou ali, contando suas peripércias de criança, suas brincadeiras, a escola, os amigos. Ele nos contou também que um dia ele jogou futebol com os adultos e ressaltou que eles tinham mais de 20 anos.
Nesse momento, eu parei, olhei pro amigo que sentava ao meu lado e começamos a rir. Ele teve o mesmo pensamento que eu: é.. estamos em meio aos adultos. Lembrei-me, então, de quando eu mesma tinha a idade daquele garoto e a idéia que eu fazia dos adultos, eles pareciam tão importantes, tão responsáveis, tão sérios e inatingivéis. O mundo dos adultos era um "mistério" e eu me perguntava como seria quando eu fosse também adulta.

E a cada dia que passa, eu me sinto mais perto desse mundo adulto. Estou a poucos dias da minha formatura. Há quatro anos, eu ingressava na universidade e lembro de mim naquele fevereiro de 2004 e comparo com o atual e percebo diferenças gritantes! Aprendi tanto nesses quatro anos, mais do que eu posso explicar. A minha visão do mundo, da realidade, sobre o que é de fato real, sobre o futuro, sobre o presente.. O valor e a importância do que é realmente necessário. É mesmo muita coisa.
Hoje, sou profissional de letras, formada e desempregada. E me sinto de novo como lá naqueles 17 anos, quando não fazia idéia do que estava por vir. A diferença? Bem, a diferença é a postura ante o desconhecido. A ansiedade está lá, sempre, rodeando... mas há muito mais de serenidade pra lidar com as coisas.
Estamos aí numa empreitada.. um sonho.. uma esperança..rss.. são tantas as responsabilidades adultas: ata, reuniões, pautas, estatutos.. e aos poucos, vemos o sonho se concretizando. E vc vê pessoas que depositam uma enorme confiança em vc e vêem um potencial que nem eu mesma vejo. E isso faz com que eu me sinta mais forte, mais... adulta.
Há também aquelas que chamam de bebê. Sim, chamam! heheh E quer saber? Eu adoro!!! Adoro pedir colo, sentir um cuidado, um zelo de mãe, de irmã mais vela. Afinal, quem não gosta de um mimo, não é mesmo?
Mas o mundo adulto não perdoa.. contas, cobranças, prazos, responsabilidades.. todas essas palavras vão fazendo parte do nosso dia a dia e a gente nem mesmo entende como.. quando essas palavras fazem parte do seu cotidiano, meu caro, significa que vc é realmente adulto.

O barato de tudo é não perder o senso de humor. É ser adulto mas ainda assim, ter vontade de brincar no balanço. É ser mulher e mesmo assim escolher um caderno com folhas cor de rosa. E usar um vestido na balada e um pijama de ursinho pra dormir. É ser forte ante os relacionamentos, mas guardar um bilhetinho na agenda. É ter o pé no chão e ainda assim sentir um frio na barriga com a proximidade da mudança. É resenhar um livro e chorar assistindo desenho animado. E saber ter jogo de cintura numa situação delicada, e fazer voz de criança quando vê um cão.

O melhor é não levar a vida tão a sério... Afinal, a vida é séria?


4 comentários:

Anônimo disse...

Os adultos amam também né?

TE AMO!!!

Michele disse...

Adorei esse final do post Sue, eu acho que ser adulto é isso mesmo. Outro dia eu até comentei no meu blog q tinha medo de ficar mais velha e perder essa magia de ser jovem, mas eu acho que não vou perder não...eu espero hehe...afinal a vida é mto mais gostosa se a levamos dum jeito leve, mesmo que a loucura paire no dia-a-dia...afinal tudo sempre depende do nosso ponto de vista ;)

Diegovj disse...

Concordo plenamente; deixemos as anomalias da vida adulta de lado, pelo menos de vez em quando...rs.

Gostei do blog.
Saudações jornalísticas...rs.

Aline Câmara disse...

No dia da minha colação de grau, quando minha tia veio me cumprimentar, ela me disse: "Nossa Aline, a Unicamp fez de vc outra pessoa. A Aline de antes jamais seria a oradora da colação"

concordo com ela!
É incrível como vc pode mudar tanto em 4 anos!